quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dos comentários da Bíblia de Navarra - I

"«Deus tira-nos das trevas da nossa ignorância, do nosso caminho incerto entre os acontecimentos da história e chama-nos com voz forte, como um dia o fez com Pedro e André» (Cristo que passa, nº 45).

«Diálogo divino e humano, que transformou a vida de João e de André, de Pedro, de Tiago e de tantos outros; que preparou os seus corações para escutarem a palavra imperiosa que Jesus lhes dirigiu junto ao mar da Galileia» (Cristo que passa,  nº 108).

São de salientar as palavras com que a Sagrada Escritura descreve a entrega imediata dos apóstolos. Pedro e André deixaram imediatamente as redes e seguiram-No. Do mesmo modo, Tiago e João deixaram imediatamente a barca e o pai e seguiram-No. Deus passa e chama. Se não se Lhe responde imediatamente, Ele pode continuar Seu caminho e nós podemos perdê-Lo de vista. A passagem de Deus pode ser rápida; seria triste que ficássemos para trás, por querermos segui-Lo levando conosco muitas coisas que não serão senão peso e estorvo."  (Biblia Sagrada - Santos Evangelhos, Anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra - Ed. Theologica, Braga, 1994, p. 150-151).